domingo, 16 de junho de 2013

Parando de tirar as cutículas !!!

Hello Girls ,

hoje vim contar para vocês a trajetória de porque e como parei de tirar as cutículas . O post é longo então vão no banheiro agora e passem na cozinha para pegar um suco hihihi ...

Bom , primeiro vamos aos porquês :

As cutículas não estão ali por acaso , elas são a proteção natural das  nossas unhas , quando as retiramos estamos expondo a raiz das nossas unhas a fungos , infecções e a uma série de doenças . E como elas são soldadinhos protetores das unhas , quando nos as retiramos , o nosso corpo entende isso como um ataque e manda imediatamente soldadinhos mais fortes . Então aquela historia da nossa mãe de que quanto mais se tira mais elas crescem, é sim a mais pura verdade.
E tem mais ... sabe aquelas manchinhas brancas que aparecem nas nossas unhas ? Elas são machucadinhos causados pelo atrito das espatulas e alicates . E quando nos machucamos a unha tão perto da raiz , ou seja ,logo em seu nascimento é lógico que essa unha não tem a mínima chance de crescer forte e saudável , sim ,tirar as cutículas também deixa as unhas fracas.
Mas esses motivos só vieram para reforçar a ideia quando eu decidi parar , os motivos que levaram a isso são muito mais simples , e tenho certeza que muitas garotas vão se identificar com eles :
Eu estava cansada de carnificina ,toda vez que ia fazer as unhas era um banho de sangue , bifes voando para tudo que lado , tenho muitas lixas manchadas de sangue que não me deixam esquecer. E na hora de tirar os borradinhos do esmalte ? tenho calafrios só de lembrar da dor que é um algodão encharcado de acetona sendo esfregado em uma pele toda machucada. E passado toda essa tortura no dia seguinte tuas cutículas estão vermelhas e inchadas . E principalmente no inverno , no dia seguinte dessa "manicure do horror" é imposível executar qualquer tarefa com as pontas dos dedos sem sentir dor ! Não bastasse tudo isso , dois ,três dias depois , lá estão elas : grossas , brancas e cheias de pelesinhas se rasgando. NÃÃÃO ! E ciclo recomeça. Tudo isso sem falar no tempo que perdemos tirando as cutículas.
Quando decidi dar um basta , corri para a internet para descobrir  como não tira-las e mesmo assim ter unhas bonitas . E vendo as fotos de gurias que não tiram ,constatei : cuticulas bem cuidadas são LINDAS!

Agora vou contar para vocês os segredos de como mante-las bonitas e saudáveis:

O maior mandamento para parar de tirar as cutículas chama-se HIDRATAÇÃO ! Pois se elas estiverem hidratadas aquelas pelesinhas não irão se rasgar , as cutículas não irão ficar com aquela aparência áspera e nem esbranquiçadas , então não haverá motivos para retira-las .
E como mante-las hidratadas ? Hoje em dia existem vários produtos específicos para as cutículas , mas você pode usar um hidratante que esteja ao seu alcance a qualquer hora seja ele para o corpo , mãos etc.
Quando adotei a hidratação como um mantra passava todo o creme , óleo ,cera ...que via pela frente hihi meu  marido dizia que estava desenvolvendo t.o.c hihi ( mas nem era pra tanto ) Mas nessa loucura toda descobri alguns produtos bem legais ,vou mostrar para vocês:

  • Cera nutritiva de unhas e cutículas Granado :  Sem dúvida o melhor produto que já conheci , já usava de vez em quando na época em que tirava as cutículas para dar uma suavizada . Mas quando decidi parar , esta cerinha foi minha melhor amiga : hidrata mesmo as cutículas , as deixa quietinhas em seu lugar  , bem  macias e tem aquele cheirinho delicioso da linha Granado Pink.




  • Mira-cuticle Avon , complexo redutor de cutículas : Também já o conhecia antes de parar , mas usava de forma errada eu o aplicava e depois tirava as cutículas Dããã ! Quando parei corri logo para minha revendedora e encomendei o meu , é realmente um ótimo produto as deixa hidratadas e o formato de sua tampa seve para empurrar as cutículas removendo assim pelesinhas mortas , então você não precisa chegar bem perto do alicate.





  • Hidratante noturno para os pés Foot Works Avon : Sim , eu sei que é para os pés . Foi naquela fase em passava nas cutículas tudo o que enxergava (até parece que essa fase passou hihi) usei nos pés e notei que o poder hidratante dele é maravilhoso , então é óbvio que passei nas cutículas. O creme tem uma textura grossinha e de rápida absorção. E  essas bolinhas bolinhas cor de rosa ? Elas são o maior diferencial desse creme , são microesferas que liberam ingredientes emolientes que criam uma barreira protetora para a pele .

  • Hidratante para cutículas Granado : Ha ha ha esse aí foi um doce engano , estava na loja da Granado (# superempolgada ) , quando vi este creme , li no rótulo :   Hidratante para cutículas Granado , bom ,deduzi que se tratava de algo para hidratar assim como a cerinha ... chegando em casa foi apenas virar a embalagem e fazer uma leitura de dois segundos que constatei que era um creme amolecedor para retira-las ou apenas empurra-las (#tapada) Quando parei de tirar as cutículas as empurrava , mas com o tempo percebi que sempre que as empurrava alguma pelesinha se levantava pedindo para ser cortada , até aí tudo bem o problema e que eu sempre corto mais do que devo , então prefiro não mexer com que está quieto empurro apenas com a tampa do mira-cuticle. Então uso o creme como hidratante mesmo e ele cumpre bem essa função e também tem aquele cheirinho delicioso!







  • Vasenol Mãos e Unhas : Esse eu gosto de usar quando estou sem esmalte , para que seja absorvido também pelas unhas , já que sua fórmula  é enriquecida com queratina que dá maior resistência e flexibilidade as unhas .


  • Creme Protetor Para as mãos Silicone : Esse ai é um companheiro na bolsa , mais para as mãos do que para    as cutículas em si , nossa mãos estão sempre expostas a poluição , raios UV etc e esse é um forte aliado contra isso tudo ,e deixa as mãos com um cheirinho super agradável e duradouro. 


  • Creme Nutritivo para as mãos panvel : Outro companheiro na bolsa ( o tamanho é ideal para carrega-lo) , esse é ideal para aqueles momentos do dia em que você sente suas mãos ásperas , feito com leite de cabra a hidratação deste creme é intensa e duradoura e tem uns dos melhores cheirinhos deste post!


Mas é claro que você não precisa usar tanta coisa , só estou mostrando produtos que testei e aprovei ,mas sinta-se a vontade para usar quantos e quais você quiser ;)


Como começar a parar ?

     Se você gostou da ideia de não tirar as cutículas , mas não sabe por onde começar. 
siga este passo -a -passo:

  • Na sua próxima manicure (seja caseira ou no salão) aplique um creme amolecedor de sua preferência ou coloque seus dedinhos de molho em um pote com água morna 


  • Empurre DELICADAMENTE (entendeu ? delicadamente ) as cutículas afastando-as .


  • Depois corte APENAS (entendeu? apenas...) as pelesinhas que levantarem ,e ficarem com cara de que vão rasgar , sabe?
  • Siga sua manicure normamente , lixar ,esmalter etc...


  • E a partir daí HIDRATAÇÃO será seu mantra!!!

Espero que tenham gostado e que este post tenha sido útil para quem também quer parar.
Beijos até mais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário